domingo, 27 de maio de 2012

PONTUAÇÃO


PONTUAÇÃO

Olá queridos amiguinhos, vocês já perceberam que quando estamos lendo um texto, às vezes precisamos dar uma paradinha, fazer uma pergunta, exclamar algumas frases ou até mesmo finalizá-la.
 Convidamos vocês agora para conhecerem esses personagens tão importantes que nos ajudam na construção e compreensão dos textos. 
Vamos lá?
PONTO FINAL
- Olá! Eu sou o ponto final. Sou usado para finalizar uma frase. Eu estou espalhado em diversos lugares de um texto.
VÍRGULA
- É, mas eu que sou conhecida como vírgula, também sou tão importante quanto o ponto final. Sou usada para indicar uma pequena pausa durante a leitura.
PONTO E VÍRGULA
-Já eu o ponto e virgula sou o máximo! Gosto de ficar parado por, mais tempo do que a vírgula, mas nem tanto quanto o ponto.
DOIS PONTO
-E eu sou o dobro do ponto final, mais conhecido como dois pontos. Sirvo para anunciar a fala de alguém ou que um esclarecimento se aproxima.
PONTO DE EXCLAMAÇÃO   
-Agora é a minha vez! Sou o ponto de exclamação. Apareço quando há surpresa e espanto nos textos.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
-Eu, o ponto de interrogação, sou utilizado quando há dúvida ou ima pergunta.

TRAVESSÃO  
-Bom, pequeninos, todos me chamam de travessão. Sou utilizado para trocar de fala em um discurso, quando há conversas no texto.
RETICÊNCIA
-Agora sou eu! Identificam-me como reticência, e sou usada para indicar um pensamento que não foi concluído ou terminado.

Viram amiguinhos leitores, como a pontuação é importante para poder entender um texto ou uma frase? Não só para entendermos, mas também, para construí-los.
Sendo assim, percebemos que sem a pontuação adequada a leitura fica sem sentindo, incompreensível.
A partir de agora vamos pontuar direitinho. Certo?
Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.