Complemento circunstancial
Na gramática tradicional, o "complemento circunstancial" é a função sintática que designa um complemento verbal ou frásico que se relaciona com o verbo de forma não obrigatória, isto é, que constituem complemento facultativo, independente do verbo. É realizado por sintagmas nominais (SN), sintagmas adverbiais (SADV), ou sintagmas preposicionais (SP):
i) Esta manhã (SN) houve uma invasão no Iraque.
ii) O barco descia o rio lentamente (SADV).
iii) Pintam telas com tinta da china (SP).
O complemento circunstancial exprime sempre uma circunstância,como se pode ver na tabela que se segue:
Lugar - Neste país as pessoas adoram futebol.
Tempo - Todos os anos havia baile na aldeia.
Modo - Subiu a ladeira com muito esforço.
Causa - Não foi ao concerto por falta de dinheiro.
Fim - Esse carro não é para venda.
Meio - Atravessámos o rio de bote.
Instrumento - Bata os ovos com a batedeira.
Matéria - O vestido foi bordado a ouro.
Companhia - Vivia com dois colegas estrangeiros.
Preço - O apartamento custou muito dinheiro.
Peso - O touro pesa meia tonelada.
Complemento relativo
Com
relação ao complemento relativo,
diz-nos o autor que “... ligado ao verbo por uma preposição determinada (a,
com, de, em, etc.), integra, com o valor de objeto direto, a predicação de um
verbo de significação relativa.” (p. 251). Não representa, porém, “... a pessoa
ou coisa a que se destina a ação, ou em cujo proveito ou prejuízo ela se
realiza. Antes denota, como o objeto direto, o ser sobre o qual recai a ação.”
(p. 251). Além disso, na terceira pessoa,
não corresponde às formas pronominais átonas lhe, lhes, mas às formas
tônicas ele, ela, eles, elas, precedidas de preposição, conforme ilustram os
exemplos a seguir (p. 252):
a)assistir a um baile - assistir a ele
b)depender de despacho – depender dele
c)precisar de conselhos – precisar
deles
d)reparar nos outros – reparar neles
Na
sala de aula, ser portador desse conhecimento deixa o professor em situação
mais confortável se, durante a exposição do assunto ou da realização de um
exercício a ele relacionado, um aluno perguntar-lhe: “Por que eu posso dizer
entregar-lhe e não posso dizer gosto-lhe?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita.