quinta-feira, 5 de julho de 2012

PROJETO LITERATURA


TEMA: “ROMANTISMO - POESIA”

Público alvo: crianças que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental .
Métodos usados: leitura com interpretação.

Objetivos:
Levar a criança a conhecer e compreender a diversidade de literatura conhecendo o estilo literário em questão.

Disciplinas envolvidas:
Língua portuguesa, literatura e História.

Conteúdos Abordados
Livros de literaturas onde contenham textos de escritores brasileiros como: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, entre outros romancistas.

Etapas de desenvolvimento

1- Conscientização e sensibilização das crianças (numa roda de conversa fazer entender da importância da literatura brasileira e sua diversidade.
2- Nessa etapa a criança aprende a identificar os textos através de um “passeio” pela história brasileira.
3- Nessa etapa a criança aprende sobre os autores e contextos em que os poemas foram escritos


Recursos utilizados nessa etapa
Conversas, debates pesquisas e consulta na biblioteca sobre os escritores mencionados

Pensando o problema.
Nessa fase as crianças são levadas a pensar a influência destes escritores na literatura brasileira. Em seguida vão começar a pensar e organizar uma atividade prática para conscientização e sensibilização dos colegas do colégio.

Recursos utilizados nessa etapa:
Debates, conversas, pesquisa, dinâmicas e planejamentos em grupos.

Duração dessa etapa: 1 semana.

3- Aplicando os conhecimentos na prática.
Nessa fase do projeto as crianças ficam divididas em grupos e terão que montar um mural e realizar uma atividade prática orientada e supervisionada pela professora com apresentações de poesias.

Recursos utilizados nessa etapa:

Construção de um mural, pesquisas e trabalhos em grupo.
Atividades propostas para os grupos trabalharem:
Criação de um sarau;

Tempo estimado para duração do projeto:
um mês.

Formas de avaliação

Participação do aluno durante o desenvolvimento do projeto;
Auto-avaliação por escrito do aluno e
Desempenho, interesse e participação do aluno em todas etapas do projeto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MAIA, João Domingues. Português – volume único – Ensino médio. São Paulo/SP: Editora Ática, 2000. pp194 a 228.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.