TEMA: “ROMANTISMO - POESIA”
Público
alvo: crianças que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental .
Métodos usados: leitura com interpretação.
Objetivos:
Levar a criança a conhecer e compreender a diversidade de literatura conhecendo
o estilo literário em questão.
Disciplinas envolvidas:
Língua portuguesa, literatura e História.
Conteúdos Abordados
Livros de literaturas onde contenham textos de escritores brasileiros como:
Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Joaquim Manuel de Macedo,
José de Alencar, entre outros romancistas.
Etapas de desenvolvimento
1- Conscientização e sensibilização das crianças (numa roda de conversa fazer
entender da importância da literatura brasileira e sua diversidade.
2- Nessa etapa a criança aprende a identificar os textos através de um
“passeio” pela história brasileira.
3- Nessa etapa a criança aprende sobre os autores e contextos em que os poemas
foram escritos
Recursos utilizados nessa etapa
Conversas, debates pesquisas e consulta na biblioteca sobre os escritores
mencionados
Pensando o problema.
Nessa fase as crianças são levadas a pensar a influência destes escritores na
literatura brasileira. Em seguida vão começar a pensar e organizar uma
atividade prática para conscientização e sensibilização dos colegas do colégio.
Recursos utilizados nessa etapa:
Debates, conversas, pesquisa, dinâmicas e planejamentos em grupos.
Duração dessa etapa: 1 semana.
3- Aplicando os conhecimentos na prática.
Nessa fase do projeto as crianças ficam divididas em grupos e terão que montar
um mural e realizar uma atividade prática orientada e supervisionada pela
professora com apresentações de poesias.
Recursos utilizados nessa etapa:
Construção de um mural, pesquisas e trabalhos em grupo.
Atividades propostas para os grupos trabalharem:
Criação de um sarau;
Tempo estimado para duração do projeto:
um mês.
Formas de avaliação
Participação do aluno durante o desenvolvimento do projeto;
Auto-avaliação por escrito do aluno e
Desempenho, interesse e participação do aluno em todas etapas do projeto.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
MAIA, João Domingues. Português – volume único – Ensino médio. São Paulo/SP:
Editora Ática, 2000. pp194 a 228.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita.